Certamente já ouviu falar do Ibovespa quando o jornal ou aquele canal de informações fez referência ao mercado financeiro. Mas afinal, o que é o Ibovespa e para que serve?

 

O Ibovespa (IBOV) é o principal indicador de desempenho de ações de empresas listadas na bolsa de valores brasileira, a BM&FBovespa. A denominação do Ibovespa significa índice da bolsa de valores de são Paulo, sendo o resultado de uma carteira teórica de ativos determinada de acordo com critérios estabelecidos pela bolsa de negociação.

 

O índice IBOV tem por objetivo indicar o desempenho médio dos ativos de empresas listadas com negociação aberta, por exemplo, ações (papéis) da Petrobras S.A. (PETR4), a Vale S.A (VALE5), a Gerdau S.A. (GGBR3), entre outras grandes empresas de categoria sociedade anônima (S.A).

 

A metodologia do IBOV foi elaborada pela própria bolsa de valores em 1968, onde foram criados critérios para determinar a representatividade do mercado de ações por ativos de maior negociabilidade. O Ibovespa é um índice que leva em conta a liquidez das principais ações negociadas, e as ações integrantes do IBOV compõe uma carteira teórica e correspondem por cerca de 80% da negociação e volume financeiro no mercado a vista. Frente ao dinamismo do mercado financeiro o indicador utiliza uma janela de 04 meses de vigência da carteira teórica visando refletir o mercado atualizado ao longo do tempo. Para isso, ao final do quadrimestre há o ajuste dos critérios de negociação das ações listadas na bolsa e define-se a ação vai permanecer, se terá inclusão ou exclusão de novos papéis.

 

A finalidade do IBOV é atuar como indicador médio do comportamento do mercado acionário, por isso é utilizado como referência quando se trata de informações do mercado financeiro e para investidores do mercado de renda variável (ações e derivativos). A Bolsa é responsável por gerir, calcular e divulgar o Ibovespa em tempo real, e através de sua metodologia simples transmite transparência, segurança e confiabilidade aos participantes do mercado.

 

 

Outros Índices

Além do Ibovespa, existem outros índices de referência no mercado. Há indices representados por ações de empresas que possuem políticas de governança corporativa (IGCX), de ações de empresas listadas com capitalização pequena e média (SMLL-MLCX), de ações de empresas listada que têm ações de sustentabilidade (ISE), setorias (IMOB), entre outras. É possível consultar outros índices no site da BM&FBOVESPA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s