O Comitê de Política Monetária (Copom) iniciou ontem (11) a terceira reunião do Copom de 2017. Para esta reunião, especialistas e instituições do mercado esperam corte de 01 ponto percentual na taxa básica de juros, com possibilidade da Selic partir de 12,25% a.a. para 11,25% ao ano.
O Banco Central (Bacen) iniciou o ciclo de reduções da Selic em outubro do ano passado, com o primeiro corte de 0,25% depois de 04 anos, à época, com taxa de 14% ao ano.
Na última reunião (21 e 22 de fevereiro 2017), o Copom cortou a taxa em 0,25%, para 12,25%, abrindo precedentes para cortes consecutivos nas próximas reuniões. Segundo projeções divulgadas no Boletim Focus, a taxa básica de juros (Selic) tem previsão de 9,0% a.a. para o final de 2017 e 8,5% a.a. para o final de 2018 – boletim Focus divulgado em março de 2017.
Entenda o Copom
O Comitê de Política Monetária (Copom) é o órgão decisório da política monetária do Bacen e responsável por estabelecer a meta para a taxa básica de juros, que no Brasil é a taxa Selic. O Copom foi constituído em 20 de Junho de 1996, com o objetivo de tornar possível estabelecer ritual adequado ao processo decisório da política monetária e aprimorar sua transparência.
As reuniões ocorrem a cada 40 dias, em sessões de dois dias, sendo a primeira sessão às terças-feiras reservadas para apresentações de conjuntura e a segunda sessão às quartas-feiras para decisão e diretrizes sobre a política monetária.
O Copom é composto pelos membros da diretoria colegiada do Bacen:
- o presidente do Banco Central;
- o diretor de Política Monetária;
- o diretor de Política Econômica;
- o diretor de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos;
- o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural;
- o diretor de Fiscalização;
- o diretor de Regulação;
- o diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania; e,
- o diretor de Administração.
O presidente tem direito ao voto decisório em caso de empate na decisão da política monetária.
Na última segunda-feira (10/04), o Banco Central informou sobre a alteração do horário de divulgação do resultado do Copom. O comunicado da decisão da reunião do comitê volta a ocorrer a partir das 18 horas, imediatamente após o término da reunião. Adicionalmente, o Bacen destacou que o horário de início no segundo dia de reunião será as 14 horas (quarta-feira) e a publicação das notas do Copom será na terça-feira da semana subsequente, as 08 horas.
Os assuntos abordados nos artigos Blog do Radar são essenciais para qualquer pessoa. Para saber mais sobre finanças e investimentos, acompanhe o Radar Finanças e fique por dentro!
Um comentário em “Entenda o COPOM! Reunião de abril com provável corte de 01 p.p. na Selic”