No atual cenário econômico, o Brasil vive forte perspectiva de queda na taxa básica de juros (Selic). Considerando que o mercado de renda fixa brasileiro é um dos mais atrativos do mundo pelo histórico de altas taxas, a perspectiva de queda dos juros e estabilização de índices inflacionários diminui a atratividade de aplicações em renda fixa (Tesouro Direto, CDB, LCs, FI Renda Fixa, etc) que apresentaram retornos superiores a 1,0% ao mês nos últimos anos. Neste cenário, são inúmeros os fundos de investimento multimercado (FIM) que são destaque pelos retornos extremamente interessantes em 2017, sendo opções de investimentos mais rentáveis que as aplicações em renda fixa. Entenda como:

 O que são fundos de investimento multimercado?

Fundos de investimentos multimercado são opções de aplicação coletiva recursos que mesclam a alocação de ativos de diferentes classes, como títulos públicos, renda fixa, moedas, ativos de juros e/ou inflação, ações ou derivativos. Em sua maioria, o objetivo destes fundos é obter retornos maiores que opções de renda fixa, como dizem no jargão de mercado “bater o CDI”.

O ponto estratégico dos fundos multimercado é a diversificação entre ativos diferentes sendo a alocação em mais de um ativo o grande atrativo frente opções em renda fixa. Nos fundos de investimento multimercado, conforme o cenário econômico e a percepção de mercado do gestor do fundo, diversificação e mudança na composição dos ativos são condições para que o fundo buque resultados com retornos para o fundo – lembrando que, gestores dos fundos são profissionais especialistas do mercado financeiro.

Dentre os fundos multimercado existem diferentes tipos, o que proporciona maior flexibilidade aos investidores. É improvável garantir o retorno dos fundos, sendo necessário entender a estratégia do fundo e para isso avaliar a lâmina e o prospecto do fundo essencial, com também saber qual o indicador utilizado como referência (benchmark), conhecer a gestora do ativo e o histórico do fundo antes de aplicar.

No Brasil, existem milhares de fundos de investimos e cada fundo tem política própria. Investidores qualificados ou público geral dispõe de ótimas gestoras de recursos que atuam no mercado financeiro com profissionais renomados através de fundos de investimento de diferentes tipos e categorias. As melhores gestoras de ativos atuam de forma independente (não ligadas a bancos) e o acesso aos fundos é realizado por intermédio de instituições especializadas em investimentos, como por exemplo, a corretora XP Investimentos.

Características dos fundos multimercado

Os fundos de investimento são regulamentados pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que por sua vez, classificam os fundos de investimentos por categoria. A classificação Anbima para os fundos de investimentos multimercado é:

Fundos de investimento multimercado (FIM)

  • Categoria por Estratégia
    • FIM Macro
    • FIM Trading
    • FIM Long and Short
    • FIM Juros e Moedas
    • FIM Livre
    • FIM Capital Protegido
    • FIM Estratégia
  • Categoria por Alocação
    • FIM Balanceado
    • FIM Dinâmico
  • Categoria por Investimento Exterior
    • FIM Investimento no Exterior

Diante das diferentes categorias de fundos multimercado, especialistas (gestores) utilizam sua expertise e percepção de mercado para elaborar diferentes estratégias de alocação, assim geram melhor desempenho ao fundo. Cada fundo possui fatores primitivos de risco conforme os ativos de sua alocação, com possibilidades de pequenas perdas. A percepção de mercado do gestor, bem como a diversificação da carteira e a volatilidade dos ativos são importantes para o gerenciamento de risco. Quanto mais diversificada for uma carteira menor é seu risco, e os fundos multimercado possuem risco menor do que o investimento em ativos com pouca possibilidade de diversificação.

Entre as centenas de fundos de investimento multimercado habilitados e regulamentos no Brasil, gestoras como Adam Capital, Verde Asset, XP Gestão, AZ Quest, se destacam com fundos de investimento e gestores de renome. Para saber mais sobre quais os melhores fundos multimercado, contate a equipe do Blog Radar Finanças.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s