Quando brasileiros pensam em investimentos, um número cada maior de pessoas conhecem produtos que são mais interessantes e rentáveis que a obsoleta poupança, como por exemplo, a aplicação em Tesouro Direto. Neste artigo o blog Radar Finanças apresenta as principais características do Tesouro Direto e seus principais títulos de investimento.

O Tesouro Direto são títulos públicos de renda fixa emitidos pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e tem como objetivo financiar a dívida pública nacional através da captação de recursos de investidores. Estes ativos funcionam como cobertura dos déficits orçamentários e por serem aplicações honradas pelo governo federal são consideradas de baixo risco.

Investidores categoria pessoa física podem aplicam em títulos públicos através da plataforma aberta de corretoras de investimentos ou através da plataforma exclusiva de negociação de títulos públicos chamada Tesouro Direto (TD) desenvolvida em parceria entre a Secretaria do Tesouro Nacional e a Bolsa de Valores, Mercadorias & Futuros (BM&FBovespa). Na plataforma TD são negociados diversos tipos de títulos públicos, como os títulos do tesouro prefixado, títulos do tesouro Selic e os títulos do tesouro pós-fixados.

Os títulos pré-fixados e pós-fixados são definidos como:

  • Pré-fixados: os títulos prefixados possuem rentabilidade definida no momento da compra. Ou seja, o investidor sabe exatamente o valor que irá receber se ficar com o título até a data do vencimento.
  • Pós-fixados: os títulos pós-fixados possuem seu valor corrigido por um indexador. Assim, a rentabilidade da aplicação depende do desempenho deste indexador (inflação ou juros, por exemplo), e da taxa contratada no momento da compra.

O Tesouro Direto é uma alternativa de investimento que possibilita a escolha por títulos com rendimento no curto, no médio e no longo prazo. A negociação é versátil por permitir a aplicação de grandes ou pequenos valores, com diferentes datas de vencimento, permitindo aplicações iniciais a partir de R$ 30,00. É possível aplicar em títulos de diferentes categorias e cada título tem característica própria, com diferentes prazos e vencimentos, sendo possível resgatar a aplicação antes do vencimento pela garantia diária de recompra dos títulos na plataforma do Tesouro Direto e para aplicar em títulos públicos é necessário ter conta de investimentos habilitada.

Nas plataformas de negociação existem títulos públicos préfixados, pósfixados, e títulos pré ou pós com pagamento antecipado de rendimento. Os títulos mais conhecidos entre os investidores são:

  • Letras do Tesouro Nacional (LTN) | Tesouro prefixado: títulos de renda-fixa com rentabilidade definida (prefixada) no momento da compra;
  • Letra Financeira do Tesouro (LFT) | Tesouro Selic: títulos de renda-fixa com rentabilidade diária vinculada à taxa Selic;
  • Nota do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B) | Tesouro indexado ao IPCA+: títulos de renda-fixa com rentabilidade pós-fixada vinculada à variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação “oficial” do país) acrescida de juros;
  • Nota do Tesouro Nacional – Série C (NTN-C) | Tesouro indexado do IGP-M: títulos de renda-fixa com rentabilidade pós-fixada vinculada à variação do IGP-M;
  • Nota do Tesouro Nacional – Série D (NTN-D) | Tesouro variação do dólar: títulos de renda-fixa com fator de remuneração pós-fixada resultante da variação da cotação de venda do dólar no mercado de câmbio de taxas livres

A popularidade do Tesouro Direto entre investidores é cada vez maior. Em 2016, houve um incremento na negociação com títulos públicos principalmente pela atratividade dos títulos atrelados à taxa de juros e indexados a inflação.  Os títulos mais negociados foram Tesouro IPCA+, seguidos por títulos Tesouro préfixado com juros semestrais.

Os assuntos abordados neste artigo, são essenciais para qualquer pessoa. Para saber mais sobre finanças e investimentos acompanhe o Radar Finanças e fique por dentro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s