Os certificados de depósito bancário (CDB) são títulos de renda fixa emitidos por bancos e instituições financeiras que tem como finalidade a captação de recursos para o emissor. Os CDBs são ofertados por instituições financeiras, e na prática, o investidor empresta dinheiro para o banco que paga juros sobre o valor emprestado como remuneração.

Quando se aplica em CDB, geralmente o desempenho do ativo é comparado ao CDI que é um indicador referenciado em títulos públicos e apresenta taxa flutuante conforme a taxa básica de juros (Selic). Geralmente, a remuneração do CDB é expressa por percentual, por exemplo, 102% ou 114% do CDI, mas também podem ter remuneração atreladas a inflação mais uma taxa fixa, por exemplo IPCA+ 5,0%, sendo IPCA+ anual somada a determinada taxa fixa ao ano.

Os CDBs podem ter liquidez de curto prazo que são determinados pelo prazo de carência. Há aplicações com liquidez diária (para 01 dia), em que o investidor poderá resgatar um dia após a aplicação ou com resgate apenas na data do vencimento, que será definido pela duração do investimento em número de dias, por exemplo, aplicação para 360, 720, 900, 1.080 dias, etc.

Uma das principais vantagens do CDB é a segurança. Esta opção de investimento têm cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) caso a instituição financeira que emitiu tenha algum problema de risco de crédito ou no pior cenário vir a quebra, o investidor tem o capital protegido no limite de até R$ 250 mil, o que possibilita ao investidor aplicar com segurança respeitando este valor.

Ao investir em CDB há incidência de imposto de renda (IR) sobre os ganhos com rendimentos para pessoa física e pessoa jurídica sendo tributado mediante tabela regressiva. Para investimentos resgatados com prazo inferior a 30 dias também incide o imposto sobre operações financeiras (IOF).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s