O mercado brasileiro de investimentos possui muitas opções de ativos, e escolher o investimento ideal nem sempre é uma tarefa fácil. Para decidir sobre o melhor, é importante entender vantagens e riscos dos investimentos, por isso muitas pessoas aplicam em poupança um investimento popular, mas que não oferece rendimento interessante.

Uma das principais alternativas à opções populistas e de baixo retorno são os fundos de investimentos (FI). Fundos são interessantes por possibilitar diversificação com melhores retornos em relação à poupança e previdência. Mas o que são fundos de investimento e quais suas principais características?

Fundos de investimento são uma modalidade coletiva que reúne recursos financeiros para aplicação em conjunto. São constituídos sob forma de condomínio e podem ser fundos abertos (onde o resgate do valor investido pode ser resgatado a qualquer momento) ou fundos fechados (onde o resgate só se dá no término da duração do fundo).

Os fundos são criados por um administrador que define os objetivos e a política de investimento, reunindo todas as informações num documento, denominado regulamento. Além do administrador, fundos possuem o gestor que são profissionais responsáveis por rentabilizar o fundo controlando riscos das ativos, o distribuidor que responsável pela venda das cotas do fundo no mercado, o custodiante que atua na guarda dos ativos dos fundos, e um auditor independente que audite as contas do fundo anualmente.

A soma dos recursos aplicados num fundo por seus diversos investidores constitui o patrimônio do fundo. O dinheiro aplicado é convertido em cotas tem o valor calculado diariamente através da divisão do patrimônio líquido pelo número de cotas. Cada investidor (cotista) possui um número de cotas proporcional ao valor total de seus investimentos e quanto maior for o valor investido, maior será o número de cotas do investidor. O fundo de investimento é uma aplicação financeira coletiva onde os recursos de todos os investidores são utilizados para adquirir ativos também pertencentes a todos.

Uma das principais vantagens em aplicar em fundos de investimento é que os recursos estarão alocados em ativos diversificados, gerenciados por profissionais especializados em gestão eficiente de recursos. Por outro lado, as principais desvantagens dos fundos de investimentos são as taxas de administração, por isso é interessante analisar bem o fundo, e também as características de prazos de liquidação e cotização que variam conforme os ativos do fundo.

O interessante dos fundos é que investidores podem seguir uma estratégia de investimento. Existem diversos tipos de fundos e o que muda principalmente é a característica estrutural, afinal, cada tipo de fundo tem sua premissa própria, chamada de política de investimento. Os principais tipos de fundos são:

  • Fundos de investimentos em renda fixa;
  • Fundos de investimentos multimercado;
  • Fundos de investimentos para investidores qualificados;
  • Fundos de investimentos em ações;
  • Fundos de investimentos cambiais;
  • Fundos de investimentos exclusivos;
  • Fundos de investimentos direitos creditórios; entre outros.

 

Ao aplicar em fundos de investimento há incidência de imposto de renda (IR). Nos fundos, a cobrança de IR ocorre na solicitação de resgate (parcial ou total) sendo conforme regras específicas para cada tipo, auferido sobre o ganho de capital. Além do IR, alguns fundos tem o recolhimento compulsório semestral conhecido como come-cotas. O come-cotas ocorre quando o governo recolhe antecipadamente uma parte do imposto de renda sobre os ganhos do fundo.

Os assuntos abordados neste artigo, são essenciais para qualquer pessoa. Para saber mais sobre finanças e investimentos acompanhe o Radar Finanças e fique por dentro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s