Os Certificados de Recebíveis do Imobiliários (CRI) são títulos de renda fixa destinados a financiar transações do mercado imobiliário, com lastro em financiamentos residenciais, comerciais ou para construções, contratos de aluguéis de longo prazo, gerando um direito de crédito ao investidor. Na prática, os investidores aplicam seus recursos em um título com lastro no mercado imobiliário, e recebe juros como remuneração.

Nas operações lastreadas na atividade imobiliária somente instituições securitizadoras podem emitir o CRI. As companhias securitizadoras são instituições não financeiras constituídas sob a forma de sociedade por ações, que têm por finalidade a aquisição e securitização desses créditos, além da emissão e colocação no mercado financeiro.

A maioria das emissões são pós-fixadas e remuneram taxa fixa mais indexador. Diferente dos títulos de renda fixa tradicionais na negociação do CRI é possível sair antes do vencimento do título efetuando a operação inversa no mercado secundário. Destacamos que a possível variação da taxa de juro durante o período de vigência do CRI pode afetar a rentabilidade do investimento e também seu preço no mercado secundário.

A principal vantagem de investir num CRI é a isenção do Imposto de Renda para Pessoa Física. Para investidores pessoa jurídica (PJ) os ganhos auferidos são tributados pela tabela regressiva do imposto de renda (IR). No CRI não há incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Os CRIs são emitidos por regime fiduciário havendo garantia da segregação do risco para o emissor, ou seja, caso a securitizadora tenha dificuldades financeiras o fluxo de pagamento aos investidores não será afetado, uma vez que os recebíveis estão segregados do patrimônio da emissora.

Os assuntos abordados neste artigo, são essenciais para qualquer pessoa. Para saber mais sobre finanças e investimentos acompanhe o Radar Finanças e fique por dentro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s