Cada vez mais os brasileiros participam ativamente do mercado financeiro através dos investimentos. Entender conceitos de finanças é importante para sabermos valorar nosso dinheiro, você sabe qual o papel do dinheiro no mercado financeiro?

No mercado financeiro, negocia-se dinheiro. Você sabe qual o papel do dinheiro no mercado financeiro? Para compreender a representatividade do dinheiro no mercado financeiro, vamos entender o funcionamento do mercado financeiro. Imagine que tudo aquilo que nos outros mercados é um produto, no mercado financeiro é o objeto. Enquanto nos outros mercados troca-se produto por dinheiro, no mercado financeiro troca-se dinheiro à vista por dinheiro à prazo.

Na prática o mercado financeiro é o local onde pessoas se encontram e emprestam recursos entre si, e dinheiro é o objeto utilizado para troca entre os participantes. Quem têm dinheiro aplica seus recursos em produtos das instituições financeiras, e as instituições financeiras recolocam o dinheiro no mercado por alocação em projetos específicos ou emprestando para quem precisa recursos através de empréstimos e/ou financiamentos.

As instituições financeiras que promovem o mercado são bancos, corretoras, distribuidoras, gestoras de ativos entre outros, e disponibilizam seus títulos, contratos, garantias, e instrumentos, transferindo dinheiro entre as pessoas, empresas e governo, que são os chamados de agentes econômicos. As instituições financeiras realizam negócios utilizando dinheiro de maneira formal, conferindo aos agentes econômicos segurança e transparência nas negociações.

Com isso, observamos que no mercado financeiro o dinheiro é o recurso utilizado pelos participantes para realizar as operações. Sabemos que moeda (dinheiro) é um facilitador de troca de bens e serviços que representa valor, mas como mensurar valor do dinheiro no mercado financeiro?

No mercado financeiro os juros são utilizados para compensar o esforço e a segurança de emprestar o dinheiro, e também pagar os custos das operações. Os participantes que emprestam o dinheiro que tem sobrando recebem juros, os participantes que precisam de dinheiro pagam juros, e as instituições financeira cobram taxa de administração de recursos e tarifas sobre serviços prestados.

Sobre o papel do dinheiro no mercado financeiro, a moeda é essencial para funcionamento do mercado. A relação existente entre o tempo que o recurso foi utilizado e a taxa de juros acordada são utilizados para mensurar o valor do dinheiro no mercado e através da utilização de produtos das instituições financeiras o dinheiro e os juros as ferramentas essenciais do mercado financeiro.

Os assuntos abordados neste artigo, são essenciais para qualquer pessoa. Para saber mais sobre finanças e investimentos acompanhe o Radar Finanças e fique por dentro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s